Dias quentes: Cuidado com a alimentação!

Dezembro chegou e com ele vieram as temperaturas altas e os dias ensolarados. O principal desafio do organismo nesta época é manter a temperatura corporal normal, em torno de 36°C. Um dos mecanismos utilizados para isso é o de resfriamento do corpo por meio da transpiração.
Como transpiramos constantemente, perdemos quantidades consideráveis de água e sais minerais, como sódio e potássio, tornando a hidratação um dos aspectos mais importantes nesta época do ano.

Confira algumas dicas de alimentação para aproveitar o verão, sem deixar o cuidado com a saúde de lado:

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Hidrate-se: Além da água, que deve ser nosso principal meio de hidratação, podemos optar também por água de coco (fonte de sais minerais), chás naturais gelados e sucos naturais (fonte de vitaminas e minerais). O refrigerante deve ser evitado, pois contém excesso de açúcar, calorias e aditivos químicos.

Evite alimentos pesados: Tempo quente pede uma alimentação mais leve. Evite exagerar em alimentos gordurosos e na feijoada. Por não precisar aquecer o corpo, como ocorre no inverno, passamos a gastar menos calorias em repouso. Além disso, como o corpo concentra a energia no processo de resfriamento, a alimentação deve ser mais leve para não sobrecarregar seu funcionamento e evitar mal-estar.

Inove nas saladas: Além de ser uma refeição leve, saudável e com baixas calorias, as folhas verdes, que devem ser a base da salada, são importantes fontes de vitaminas e minerais. Acrescentar outros grupos de alimentos como frutas, linhaça, chia, quinoa e até temperos, como alho, por exemplo, agregam valor nutricional ao prato. Os legumes também são uma boa pedida para turbinar a salada e ajudar na sensação de saciedade.

Frutas são essenciais: Devem ser consumidas diariamente, já que possuem nutrientes capazes de fortalecer o sistema imunológico, auxiliam na prevenção de doenças e contribuem para o funcionamento adequado do intestino, devido à quantidade de fibras presentes. Elas também podem ser a base das sobremesas, seja em forma de salada, com cereais, gelatina ou overnight oats.

Evite excesso de bebidas alcoólicas: Além de contribuírem para a desidratação, são rapidamente absorvidas, promovendo o acúmulo de gordura no organismo.

Tomando os devidos cuidados com a alimentação, fica mais fácil aproveitar essa estação tão alegre, sinônimo de muito sol, praia, férias e água fresca.

 

Adaptado de Gabriela Nutricionista