Tapioca: uma opção diferente de lanche

Típica do Norte e Nordeste do país, a tapioca caiu no gosto popular brasileiro e o seu consumo vem se tornando diário na vida de muitas pessoas, principalmente daqueles que seguem dietas restritas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a tapioca não possui valor calórico baixo e deve ser usada com moderação. Uma colher de sopa cheia (20g) possui em média 70kcal. Outro fator que influencia nas calorias da tapioca é o recheio. Evitar recheios calóricos, como queijo coalho, catupiry e chocolate é fundamental para garantir o bom uso dela em dietas.

Quando acompanhada de um recheio proteico, pode ser usada no pós-treino, pois é rica em carboidratos, apresenta alto índice glicêmico, promove rápida recuperação muscular e confere saciedade.

Além disso, pessoas com intolerância ou alergia ao glúten podem consumi-la sem medo, pois não contém glúten e pode ser uma alternativa para substituição do pão.

Que tal uma receita de tapioca doce, prática e que ainda pode ser consumida no pré ou no pós-treino?
Anote!

 

Receita-de-tapioca-doce-1

 

Ingredientes
4 colheres de sopa de tapioca pronta;
1 banana;
1 colher de sopa de pasta de amendoim integral.

Modo de preparo
Corte as bananas em rodela. Faça o disco de tapioca em fogo baixo e coloque a pasta de amendoim e as rodelas de banana. Se quiser, pode adicionar chia e canela em pó antes de fechá-la.

Bom apetite!

 

 

Adaptado de Oficina Nutritiva