Açúcar – Qual consumir?

Açúcar mascavo, demerara, cristal, refinado, de confeiteiro… É provável que você já tenha ouvido falar sobre os vários tipos de açúcares disponíveis no mercado, mas sabe diferenciá-los? Qual é melhor?

Mascavo

De cor caramelo ou marrom, é o açúcar em seu estado bruto, apresentando uma concentração de vitaminas e minerais maior do que os outros tipos. Tem um sabor mais acentuado devido aos resíduos de melaço.

Demerara

É extraído do melado e tem coloração marrom. É utilizado na Europa como açúcar de mesa, porém empedra facilmente. Praticamente todos os seus nutrientes são preservados. Diferente do mascavo, o demerara não altera o sabor dos alimentos.

Cristal

Difere do açúcar refinado no tamanho do grão. Devido à sua granulação, é usado para a preparação de doces e até para adoçar cafés. No quesito minerais, perde muito para as versões escuras.

Refinado

O mais comum e mais branquinho dos açúcares. Tem os minerais e vitaminas eliminados devido aos aditivos e processos que passa para alterar sua textura e coloração.

Confeiteiro

Devido a sua textura muito fina, é muito utilizado em bolos e outros doces, porém não serve para cafés e sucos pois pode conter amido em sua composição.

img_como_substituir_o_acucar_por_adocante_11061_300_square

De todos esses, qual devemos consumir?

Os mais nutritivos são o mascavo e o demerara, mas o que devemos ter em mente é: não cometer exageros! Não adianta deixar de adoçar o café mas comer bolacha recheada ou trocar o refrigerante por suco de caixinha. Quanto menor nosso contato com alimentos industrializados, melhor.

Mas e o colágeno líquido da Qualinova, contém açúcar? Não! O nosso colágeno contém sucralose, um adoçante sem calorias, feito a partir do açúcar, é 600x mais doce e mantém o sabor do açúcar. Até mesmo diabéticos podem consumir alimentos com sucralose, o que torna o colágeno sem contraindicações.

 

 

Adaptado de Cassiana Domingues.